Não é fácil para uma igreja ou organização cristã obter cobertura da mídia (a menos que algo dê errado). Mas é possível, com essas 10 dicas de dois consultores de comunicação da igreja
Com Jim Naughton e Rebecca Wilson, parceiros da Canticle Communications. Abaixo, acompanhe 10 dicas sobre como obter cobertura da mídia.
De vez em quando, ouvimos pessoas na igreja dizerem algo assim: “A mídia só dá atenção às coisas sensacionais. Eles amam o conflito. Eles nunca se concentram em todas as coisas boas que fazemos”, para o qual temos três respostas:
1. A igreja está freqüentemente em conflito - desde que Paulo enfrentou Pedro no Concílio de Jerusalém - e seu conflito sobre importantes questões sociais é significativo para a sociedade em geral. A atenção da mídia é evidência de que a igreja ainda é importante. Fique feliz por isso.
2. Às vezes, a igreja faz algo notório e precisa ser responsabilizada como qualquer outra instituição. Como as pessoas acertadamente mantêm a igreja em um padrão mais alto do que outras instituições, há um sentimento mais profundo de descontinuidade quando o povo da igreja se engana, e isso aumenta o valor da história como notícia. Chame isso de fator de hipocrisia.
3. Se a mídia não estiver contando as histórias que você deseja, é possível (dizemos com muita sinceridade) que essas histórias não sejam interessantes ou significativas o suficiente para justificar a cobertura. Ou, é possível que você não os esteja apresentando à mídia de uma forma que chame sua atenção. Ou, talvez você não tenha apresentado histórias para a mídia.
Sua igreja na mídia
Não é fácil colocar sua igreja, evento, conferência ou outro tipo de organização cristã no jornal ou na mídia online, e, é ainda mais difícil conseguir isso na televisão ou no rádio. Mas, é possível se você absorver essas 10 dicas simples:
Dica 1: Saiba o que é grátis
Muitos jornais têm listas gratuitas. Muitos sites têm calendários gratuitos. O envio de breves descrições de seus itens para essas listas leva muito pouco tempo e os editores às vezes vasculham as listas para selecionar os itens apresentados.
Dica 2: Saiba que tipos de histórias um determinado meio de comunicação veicula e apresente-as de acordo
Faz todas as notícias, boas e más? Inclui coisas divertidas? Ele se concentra em grandes questões e as ilustra usando exemplos locais? Ou é um jornal local que escreve sobre notícias e eventos da comunidade e muitas vezes tira sua fotografia e recorte - ou mesmo seu bem elaborado comunicado de imprensa - e imprime literalmente? A melhor e mais eficaz maneira de entender como os repórteres, editores e produtores dos veículos de notícias em sua comunidade pensam é ler a publicação, visitar o site ou assistir ou ouvir a transmissão regularmente. Ao fazer isso, pergunte-se que tipos de decisões foram tomadas para produzir as histórias que você lê ou ouve.
Dica 3: Conheça a abordagem da mídia para a religião
Ao ler um jornal ou revista, preste atenção aos tipos de histórias que foram escritas sobre outras organizações da igreja. Anote quais questões parecem ser de particular importância para a publicação e considere as maneiras pelas quais as prioridades de sua igreja são pertinentes.
Em particular, observe se a cobertura da publicação sobre religião é principalmente sobre a política da igreja e o papel da igreja na política, ou se também inclui reportagens. Uma história sobre o acampamento do seu grupo de jovens para aumentar a conscientização sobre a falta de moradia é um ótimo argumento para um repórter que deseja o conteúdo de uma reportagem especial, mas não para um repórter cuja cobertura é principalmente sobre disputas teológicas sobre sexualidade ou direitos reprodutivos.
Além disso, não se limite às páginas de religião (presumindo que a publicação ainda as tenha). Se a sua organização está ativamente envolvida em um problema da comunidade, preste atenção ao que escreve o repórter que cobre o problema. Você pode ter a chance de colocar o nome da sua organização e sua mensagem em uma parte do jornal lida por pessoas que evitam histórias sobre religião.
Dica 4: Conheça o pessoal
Quem cobre seu problema ou sua área geográfica? Qual é a melhor maneira de conhecer essa pessoa? Se um repórter chega a conhecê-lo como uma fonte confiável, responsiva e justa, às vezes você terá a oportunidade de apontar esse repórter para pessoas em sua organização que são especialistas em um determinado tópico ou de dar a ele uma perspectiva sobre uma história que pode ajudar a moldar sua cobertura. Isso nem sempre fará com que o nome da sua organização seja mencionado, mas criará um relacionamento que o colocará em uma boa posição.
Dica 5: Saiba o que os repórteres precisam
É fácil entender o que você ganha de um repórter fazendo uma história sobre o seu café da manhã com panquecas ou o quinquagésimo aniversário da sua igreja, mas o que o repórter ganha com isso? Os repórteres procuram histórias cuja distinção possa ser explicada a seus editores em duas ou três frases curtas. Se você não puder ajudá-los a formular essas frases, não terá sua história coberta. Além disso, os repórteres também podem considerar se uma história pode ser feita rapidamente (para que eles possam chegar em casa ou prosseguir para sua próxima tarefa); se é provável que obtenha uma boa jogada em sua publicação ou em seu programa; se eles gostam da experiência de relatar e produzir ou escrever a história; e se isso significa algo para eles pessoalmente.
Dica 6: Ofereça uma boa oportunidade para fotos
Para pequenos sites ou jornais, uma boa fotografia costuma ser suficiente. Histórias que ninguém pensaria em cobrir podem chegar a uma comunidade ou fonte de notícias local se houver uma imagem impressionante de boa qualidade para animar uma web ou página impressa sem graça. Você terá mais sorte em colocar histórias que sejam visualmente atraentes - cabeças falantes, comemorações de aniversário e apresentações de cheques não são.
Dica 7: Conheça o estilo deles
Se você está lançando uma história para o tipo de publicação que pode afetar seu comunicado à imprensa, facilite a vida deles escrevendo o comunicado no estilo deles. Coloque as informações essenciais no primeiro parágrafo e evite superlativos: não soe como um líder de torcida ou um redator publicitário. Saiba que você está escrevendo para o público deles: não se refira aos líderes congregacionais usando títulos obscuros que o editor não será capaz de decifrar, ou use uma linguagem da igreja que não é comumente conhecida (nave, sacristia).
Dica 8: Leve a sério as “relações” nas relações com a mídia
Cultive um relacionamento profissional com repórteres relevantes. Se eles cometerem erros, corrija-os diplomaticamente e em particular; se você quiser discutir o tom da cobertura, faça-o em particular. Se você planeja escrever uma carta ao editor contestando algo que ele escreveu, diga a ele mesmo e com antecedência. Retorne as ligações imediatamente e obtenha as informações de que precisam rapidamente. Eles não gostam de trabalhar até tarde mais do que você.
Tome cuidado para não exagerar nos eventos. Se você contar a um repórter que determinado evento ou desenvolvimento é extremamente importante, ou que determinado palestrante é um líder em seu campo, ou que está esperando uma grande multidão em seu evento naquela noite, e essas coisas acabam não sendo verdade, o repórter com razão desconfiará de você no futuro.
Dica 9: Respeite o tempo dos repórteres
Os noticiários da televisão são breves, a competição pelo tempo de exibição é intensa e os prazos são apertados. Histórias que acontecem perto da estação, uma agência ou em um local de onde a estação frequentemente faz transmissões remotas podem ter maior probabilidade de serem cobertas do que aquelas que exigem viagens longas de ida e volta para o evento e depois de volta para o estúdio.
Dica 10: Conheça seu mercado
O país está repleto de pequenos sites de notícias e jornais que escreverão uma história sobre a saída de seu antigo reitor e a chegada de seu novo, mas nenhum grande diário urbano vai cobrir essa história a menos que um dos referidos reitores seja famoso ou infame.
Jornais digitais (on line)
A evolução da comunicação digital, como os jornais digitais, por exemplo, Mais News e de outros micro sites de notícias online, abre oportunidades que não existiam anteriormente para colocar histórias que podem não ser consideradas significativas o suficiente para serem publicadas em um jornal diário ou com cobertura na televisão.
Repórteres e blogueiros destes sites trabalham em uma cultura que tende a ser mais interativa do que a dos repórteres de jornais tradicionais, o que, em alguns casos, significa que eles estão mais dispostos a se comunicar com representantes de organizações menores online e a levar suas preocupações a sério.
Em algumas operações de notícias online, espera-se que repórteres e produtores produzam inúmeras histórias em um dia. Isso pode funcionar a seu favor, pois os torna mais dependentes de organizações que podem fornecer releases, leads ou oportunidades de entrevista que são rapidamente convertidas em histórias.
Notícias cristãs no rádio
Você pode ter dificuldade em chamar a atenção no rádio, a menos que seu mercado tenha uma estação de rádio totalmente noticiosa ou uma rádio pública que dê notícias locais. Se você mora em um mercado que possui tais canais, lembre-se de que a economia de palavras e a formulação de frases memoráveis são tão essenciais para um bom rádio quanto imagens impressionantes para uma boa televisão. Certifique-se de conhecer a programação de suas estações locais; algumas estações de notícias ainda têm um horário designado para reflexões de líderes religiosos.
Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Fé e Liderança
Foto: (craftvision) Reprodução / Divulgação
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