Aconteceu a 49ª Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos dias 26 e 27 de junho de 2019 no Centro de Convenções e Exibições Plaza Mayor, em Medellín, Colômbia.
Esta foi a terceira vez que a Assembléia Geral da OEA foi realizada na Colômbia. A primeira vez foi em 1985 em Cartagena das Índias e a segunda em 2008 em Medellín.
A Assembléia Geral é o principal órgão da OEA e é composta pelas delegações de todos os Estados membros, geralmente chefiadas pelos Ministros das Relações Exteriores, com diplomatas de 35 países.
Foram abordados uma grande variedade de temas, que incluíram a proteção aos direitos humanos, direitos da família e da vida, a luta contra grupos terroristas e até esquemas de cooperação internacional para impedir o uso de celulares roubados.
A Assembléia é responsável pela definição das políticas e mandatos da OEA, bem como pela estrutura e funções de seus órgãos.
Na quinta-feira, dia 27 de junho, foi um dia histórico na 49ª Assembléia Geral da OEA. Pela primeira vez na história da organização interamericana, as organizações que defendiam a vida e a família eram esmagadoramente maiores em número.
Um total de 5 coalizões organizadas pelo Congresso Ibero-americano para a Vida e a Família; bem como outras organizações pró-vida e pró-família fizeram ouvir sua voz com veemência.
Das cinco coalizões mencionadas, várias participaram da OEA no chamado "Diálogo com a Sociedade Civil". Na presença do Secretário-Geral, Luis Almagro, e outros líderes da organização, entidades saídas dentro da igreja evangélica eles levantaram um clamor em defesa dos valores e princípios tradicionais.
A pastora Milagros Aguayo teve, sem dúvida, a intervenção mais emocional e ao mesmo tempo veemente do dia. Com grande autoridade, Aguayo, representante do Centro de Desenvolvimento Familiar do Peru (coalizão Congresso Ibero-Americano para a Vida e a Família), pediu a inter - organização americana, exigindo que "a OEA deve trabalhar para a família natural. A solução para a sociedade latino-americana é fortalecer a família".
No final de sua apresentação, a pastora Aguayo foi aplaudida de pé pelos assistentes na sala.
Contribuição especial foi a apresentação pelo brasileiro Marcos Aurélio de Camargo, porta-voz da coalizão chamada "Ibero - americano Congresso Evangélico" (para a Vida e a Família) que levantou desde o início que os evangélicos latino-americanos estão cientes de seu crescimento numérico destaque em recente anos.
Após o encerramento da sessão, todas as organizações que defendiam a vida e a família reuniram-se para cantar slogans como: "Para a vida e a família!" e "Sim para a vida, não para o aborto!" Todos consideraram a participação como um grande triunfo.
Por Pr Márcio Batista
Fonte: Evangélico Digital e OAS.org
Foto: Javier Bolaños
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
0 Comentários