O rádio ainda é o meio mais confiável


Rádio é um meio de comunicação de massa e de confiança no Brasil, aponta estudo


O rádio é um dos meios de comunicação mais populares e confiáveis no Brasil, de acordo com um estudo divulgado pela Kantar IBOPE Media nesta quarta-feira (20). O estudo “Inside Áudio”, que analisa o consumo de rádio e outros formatos de áudio nas 13 regiões pesquisadas pela empresa, revela que 80% da população sintoniza no rádio e que 99% dos maiores anunciantes do país investem em publicidade no meio.

O estudo, que foi apresentado em uma coletiva de imprensa digital, é realizado anualmente em comemoração ao Dia do Rádio, celebrado em 25 de setembro. O estudo mostra que o rádio tem se adaptado às novas tecnologias e plataformas, oferecendo conteúdos diversificados e de qualidade para os ouvintes. Além do rádio, 90% da população pesquisada ouviu algum formato de áudio, como música, streaming ou podcasts, nos últimos 30 dias.

O tempo médio que cada ouvinte passa escutando rádio por dia nessas regiões é de 3h55. O Grande Rio de Janeiro é a região que mais consome rádio, com 4h29 por ouvinte, seguido pelo Grande Recife, com 3h55, e pela Grande São Paulo, com 3h53. A maioria da audiência ocorre em casa (58%), em carros particulares (27%) e no trabalho (12%).

A música é o principal conteúdo procurado pelos ouvintes de rádio, com 94% da preferência, seguida por notícias locais (32%), noticiários nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol (24%). A credibilidade do rádio é alta, com 83% dos ouvintes reconhecendo que o rádio apresenta notícias com agilidade e 64% confiando nas notícias que ouvem.

A publicidade no rádio também é eficaz, com 53% dos ouvintes prestando atenção nos anúncios em áudio. Dos top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% anunciaram no rádio no primeiro semestre de 2023. O rádio é um meio que permite segmentar o público-alvo, personalizar a mensagem e gerar engajamento.

O estudo “Inside Áudio” é uma fonte de informação valiosa para o mercado publicitário, as emissoras de rádio e os ouvintes, pois mostra as tendências e os hábitos de consumo de áudio no Brasil. O rádio é um meio que se reinventa e se fortalece a cada ano, mantendo sua importância e sua audiência.


Com informações Tudo Rádio



Por Jornalista Márcio Batista
Foto: (Mais Alegria 95.1 FM) Reprodução / Divulgação


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Mídia Cristã e demais colaboradores".


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. © Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários