Como estruturar o Ministério de Comunicação em sua igreja

Assim que todos entraram em quarentena vivenciamos uma corrida para que as igrejas e ministérios conseguissem transmitir suas reuniões on-line.

Após esta adaptação emergencial é preciso repensar sua comunicação e estruturar o ministério. Sugerimos para vocês alguns pontos que podem elucidar este trabalho:

1. Alinhe com seu pastor quais as diretrizes para as próximas semanas.

2. Visão alinhada, é hora de estruturar um Planejamento (no Instagram e em nosso blog há publicações sobre isso) com o diagnóstico encontrado, ações propostas, prazos, equipe, previsão de custos, mapeamento de equipamentos disponíveis, escala de voluntários.

3. Certamente você vai precisar de pessoas que façam produção de texto, foto, vídeo, edição, captação de áudio, design, e por aí vai.

4. Nem toda igreja tem a felicidade de contar com funcionários experientes na área ou mesmo voluntários.

5. Invista na capacitação da sua turma. Existem vários cursos on-line sobre comunicação, mídias sociais, transmissões de cultos.

6. Existem ferramentas digitais que podem te ajudar a administrar o trabalho à distância e a gestão de tarefas, como: Trello, Asana, Google Drive.

7. Para uma boa comunicação: Slack, WhatsApp, Telegram, entre outros.

8. Reuniões on-line: Google Hangouts Meet e Zoom.

9. Na ausência de um designer: canva.com (várias artes prontas, só editar e usufruir da melhor maneira).

10. Na ausência de um fotógrafo. Faça as fotos no seu celular da melhor maneira possível. No YouTube existem diversos vídeos ensinando a fazer as melhores captações. Ainda assim, pode contar com bancos de imagens gratuitos como Pixabay e Unsplash.

Mesmo que você não consiga voluntários ou um profissional para te ajudar, não desanime. A nossa jornada no digital está apenas começando.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Elis Amancio / HitBel
Foto: SimpleTexting / Divulgação


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Mídia Cristã e demais colaboradores".


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários