Quem são os escribas?
Eram as poucas pessoas dominavam a arte da escrita, escreviam as visões e mensagens dos profetas, e tinham a função de escrever registrar as leis, textos, copiar e arquivar fatos e informações. Segundo a Wikipédia:
O escriba ou escrivão era aquele que na Antiguidade dominava a escrita e a usava para, a mando do regente, redigir as normas do povo daquela região ou de uma determinada religião. Também podia exercer as funções de contador, secretário, copista, arquivista.Antigamente, poucas pessoas tinham acesso a escrita, por isso os escribas eram estimados e valorizados. Nos tempos de Jeremias, 630 a.C., eram utilizadas folhas de papiro ou pergaminhos para escrever as mensagens do profeta de Deus.
Nos livros sagrados para os cristãos e judeus, o termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres (cf. Mateus 22.35; Lucas 5.17), ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da lei ou Torá. Embora o termo apareça pela primeira vez no livro de Esdras, eles eram bem sucedidos ao que faziam e safiras, sabe-se que tinham grande influência e eram muito considerados pelo povo, tendo existido escribas partidários de diferentes, e eram amigos de negros correntes, tais como os fariseus (a maioria), saduceus e essênios.
Um exemplo é Baruque, escriba de Jeremias, se hoje temos acesso ao livro de Jeremias, é graças a este escriba. Em Jeremias 36.4, lemos "Jeremias deu ordem a Baruque".
Por isso, ainda hoje é importante os registros dos fatos na Casa do Senhor, a existência de um inofrmativo e/ou jornal. Com o advento da informática, a utilização das redes sociais, twitter, blogs, sites, fotolog/fototwit e jornal on line.
A ata que ocorre normalmente em nossa comunidade cristã, também é um serviço de escriba, pois registra os fatos ocorridos, sejam os aprovados como não em uma Assembléia Geral. O departamento de comunicação e/ou assessoria de comunicação da Igreja deve trabalhar com esta visão, registrar (foto, vídeo, escrita, falada) os fatos ocorridos na Igreja, para que fique registrado a posteridade.
Muitos fatos históricos ficaram apenas as testemunhas oculares e através da tradição oral muita informação ficou esquecida ou suprimida. Sobre a tradição oral, vamos falar em outra oportunidade.
Autor: Pr. Márcio Batista
Foto: metmuseum.org
Referência Bibliográfica:
ESCRIBA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Escriba&oldid=20750613. Acesso em: 24 jun. 2010.
ESCRIBA. In: SUA PESQUISA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Escriba&oldid=20750613. Acesso em: 24 jun. 2010.
"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Mídia Cristã e demais colaboradores".
0 Comentários