Rádio é ouvido por 93% da população dos Estados Unidos


Rádio puxa o alcance crescente de consumo do áudio entre a população norte-americana. Nielsen classifica que “somente o rádio AM/FM pode oferecer a escala que os anunciantes precisam”


Por quê desta notícia aqui Brasil?

Como o Brasil está sempre "atrasado" com as novidades que surgem nos EUA, por exemplo - em 2005 quando o twitter foi lançado nos EUA e "era febre" por lá, os brasileiros estavam por aqui no orkut achando o máximo. Em 2008 quando o podcast era super popular dos EUA, o Brasil nem sabia o que era isso! - e, eis a razão de trazermos esta informação. O rádio por lá está crescendo e muito, vamos ver os brasileiros se interessando, de acordo com as experiências acima, a partir de 2024, "atrasados" em relação aos americanos.


O mais recente relatório "Audio Today", edição de 2022 e realizado pela Nielsen, mostrou que o alcance do rádio AM/FM nos Estados Unidos segue inabalável a despeito de previsões que indicavam que isso poderia mudar no durante e pós-pandemia da covid-19. É fato que todas as plataformas de áudio estão avançando em consumo, mas o rádio segue liderando esse alcance. Segundo o levantamento, 93% dos norte-americanos com 18 anos ou mais ouvem rádio todos os meses. O alcance do meio continua superior aos valores obtidos pela televisão e também pelos smartphones. 


Os recortes: a média geral de alcance mensal do rádio nos EUA é de 93% da população com 18 anos ou mais. Já na faixa entre 18 e 34 anos, o valor é de 87%. Já nas faixas etárias seguintes, os números registrados de alcance são 93% para 35 a 49 anos e 98% para 50 anos ou mais. E o AudioToday trouxe uma novidade: mostra o incremento que plataformas digitais podem dar ao áudio em cada faixa etária.


A Nielsen é taxativa: “somente o rádio AM/FM pode oferecer a escala que os anunciantes precisam”. A análise ainda destaca que o alcance para o público mais jovem, de 18 a 34 anos, é menor do que a média, mas ainda assim é um valor muito alto (87%) e que fica bem acima da média geral de dispositivos como smartphones (86%) e TV-dispositivos conectados (81%).


Os dados da Nielsen são do Relatório 2022 do Audio Today, mas são números relativos ao último trimestre de 2021. Nessa ocasião, também utilizando os números da empresa como base, o tudoradio.com havia destacado o avanço consistente do rádio no final do ano passado, onde foi possível considerar que o meio seguia como "trilha sonora do Natal". Várias emissoras bateram recordes de alcance em diferentes mercados norte-americanos.


“À medida que o áudio se torna uma parte ainda mais importante de nossas dietas de mídia, a quantidade total de consumo é quase onipresente”, afirma o relatório da Nielsen. “O rádio – a mídia original suportada por anúncios – atinge sozinho 93% da população dos EUA. Quando você inclui o público não duplicado de serviços de streaming de música suportados por anúncios e sem anúncios, juntamente com podcasts e rádio via satélite, o alcance aumenta para 99%", completa.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Tudoradio / ACAERT
Fotos: (KLove) Reprodução / Divulgação


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