Qual a linguagem de horas no Rádio?


Segundo o Manual de Comunicação do Senado Federal, ao comunicador é correto usar o padrão de 12 horas, em vez do de 24 horas. Ele deve dizer “são duas da tarde”, e não, "são 14 horas".

Outro exemplo, "ESSA CERIMÔNIA ESTÁ MARCADA PARA AS DUAS DA TARDE, HORÁRIO DE BRASÍLIA".


Veja como o comunicador deve pronunciar outros horários do dia:

  • "às 3 horas da madrugada", e não, "às 3 da manhã"
  • "às 6 da manhã"; e não, "às 6 da madrugada"
  • "ao meio-dia"; e não, "às 12 horas"
  • "ao meio-dia e meia", e não, "ao meio-dia e meio"
  • "às 5 da tarde", e não, "às 17 horas"
  • "às 10 da noite", e não, "às 22 horas


No rádio, é frequente a dúvida sobre como se referir ao período entre as 18h e as 19h. Seria “seis da tarde” ou “seis da noite”? Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h

Duas opções
No entanto, a noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe, como diz o Aurélio: “Espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte”. Como o horário do pôr do Sol varia entre as regiões do Brasil e mesmo entre estações do ano, é difícil definir com exatidão quando a noite começa e a tarde termina. Assim, pode-se considerar que tanto fica correto usar “às seis da tarde” quanto “às seis da noite”. Na Secom do Senado Federal, o mais usual tem sido optar por “tarde” em vez de “noite”, até que o Sol se ponha.


Esperamos ter ajudado a esclarecer esta dúvida a respeito da linguagem das horas no rádio. 

Importante: Escreve-se 14h, mas lê-se "duas da tarde".


Como se escreve as horas? Existe um padrão?

Sim, existe. As horas do dia são escritas sempre com algarismos e a abreviatura "h" (minúsculo), pois "H" (maiúsculo) refere-se a molécula de Hidrogênio. Sendo assim, deve-se escrever sem espaço entre eles: “Chegou às 9h30 e saiu às 10h”.

Não use zero antes dos números menores que dez:

  • O debate começará às 08h.
  • O debate começará às 8h.

Também não use zero à direita para indicar hora cheia: 10h e não 10h00.

Em textos para locução, prefira a forma: nove da manhã, três da tarde.

Por exemplo: A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa volta a abrir a semana de atividades no Senado com uma audiência pública às nove horas da manhã desta segunda-feira.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Manual de Comunicação da Secom Senado Federal
Foto: Márcio Batista / Reprodução / Divulgação


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Mídia Cristã e demais colaboradores".


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários