Como escrever um release ou uma sugestão de pauta de sua igreja para a imprensa?


Se em sua igreja for realizado um evento que envolve a história de pessoas que foram impactadas pelo Evangelho? O próximo passo a seguir é criar um Press Release - isto é, uma sugestão de pauta - ou, na tradução literal, comunicado à imprensa.

Esta sugestão de pauta poderá ser enviada para: uma Emissora de TV, de Rádio, Jornal impresso, Portal digital (por exemplo: MC News, Mídia Cristã, ND Mais, Gospel Prime), Periódico diário, semanal, mensal ou Revista temática.

Esta sugestão foi direcionada às Igrejas, mas, você que é cantor, pregador, político, empresário, profissional liberal, atleta, ou, alguém que teve uma grande superação na vida, pode aproveitar este artigo como uma ideia para redigir seu próprio Press Release, isto é, "Comunicado à Imprensa".

Vamos aos principais pontos?

1) Há uma história por trás do evento ou de alguém que irá participar como palestrante?
Encontre então para o evento, alguma história breve, ou qual o assunto para o qual deseja publicidade, assim, você precisa decidir o seguinte:
- Qual ângulo é o mais interessante para o jornalista? E para os leitores? 
- O quê e quem você deseja alcançar? 
Se encontrar uma história surpreendente, procure saber dos detalhes, pois são eles que vão criar a empatia com o leitor e cativá-lo ao seu evento.
Importante também lembrar que ao comunicar um evento, devemos realmente nos preocupar com o público alvo e saber por quais motivos pelos quais devemos realmente enviar a "Sugestão de Pauta".

2) Procure chamar a total atenção
Escreva uma manchete simples, bem objetiva e direta ao leitor. Não se preocupe em usar palavras rebuscadas, ou ser inteligente. O mais importante é resumir a história em menos de dez palavras. Acima desta breve manchete, escreva 'SUGESTÃO DE PAUTA' e coloque a 'DATA' de hoje.

3) Comece "arrebentando"
Escreva resumidamente nos dois primeiros parágrafos do texto, um bom resumo do evento, mas, deixando de fora detalhes excessivos. Escreva cerca de 100 palavras e inclua o nome do local onde será realizado. Se você está com dúvidas de como começar, pense sobre quem é a história: Youtuber? Cantor? Ex-drogado? Ministrante? Este é o momento de você "vender" o melhor para o leitor. 
Nos dois primeiros parágrafos tente incluir o LEAD jornalístico: O que? Quando? Quem? Onde? Como? Por que?

4) Agora é o momento dos detalhes
Este é o momento de expandir aqueles dois parágrafos anteriores, lembrando que a fala não deve ser técnica, e sim, concisa e direcionada a um frequentador que não seja da igreja. Escreva de uma maneira que possa ser copiada e colada em um jornal. Lembre-se também que deve ser escrita sempre na terceira pessoa. Escreva entre 200 e 250 palavras no total, incluindo os dois primeiros parágrafos.

5) Seja entusiasta e positivo ao leitor
Escreva um texto que seja bem entusiasta e positivo. Pense como se fosse um sermão de 30 segundos para uma multidão de 30 mil pessoas. Esta é sua chance de mostrar por que a igreja é um lugar interessante e relevante e talvez até pregar para o evangelho - porque esta parte do texto, boa parte das vezes não é editada na mídia.
Escreva cerca de 75 a 100 palavras. Evite jargões / siglas. Escreva, por exemplo: "Quando me batizei, eu sabia que estava dando por completo minha vida a Deus. Ao fazê-lo publicamente, mostrei a Jesus o quão sério estou vivendo o Seu caminho pelo resto da minha vida".

6) Seus contatos aos repórteres
Coloque os detalhes do contato na parte inferior deste texto e tente estar disponível, se possível. Ligue para os repórteres rapidamente ou você poderá perder a oportunidade. 
Outros detalhes adicionais da história podem ser encontrados na parte inferior, sob o título 'Notas para editores', embora seja improvável que este trecho seja lido.

7) Envie uma foto
Já falamos aqui em um artigo sobre a importância da imagem para uma reportagem, da mesma forma, uma foto deve "falar" o que está no texto. Lembre-se: Uma boa foto impulsiona uma história. 
Enviar uma boa foto juntamente com a sugestão de pauta faz a diferença na reportagem.

8) Envie para todos os contatos da mídia
Como é um arquivo com texto (Word) e uma foto em anexo (de preferência em alta resolução, acima de 2000x2000 MB Pixels), envie de preferência por e-mail ao contato na mídia. 
Por exemplo, sou Diretor do portal Mídia Cristã, do portal MC News e do portal Rádio Mais de Cristo, nós recebemos as pautas apenas por e-mail (pautas@marciobatista.com.br), não recebemos via whatsapp, pois a qualidade das fotos são bem mais baixas.
Procure saber o nome do editor do jornal, ou da mídia, pesquise no site oficial da imprensa. Envie-o tanto para o repórter, como também para o e-mail genérico da empresa de comunicação, em vez de apenas ao repórter específico, porque ele pode ter saído da organização.
É muito importante ter uma lista da mídia local, estadual ou nacional. Assim, todos irão receber e ter uma nova opção de matéria para seu periódico ou portal de notícias, pois estamos no mundo digital. 
Não ignore a imprensa local de 'pequena' circulação, como as revistas ou periódicos da vila que podem ter excelente número de leitores - muito maior do que a congregação média da igreja.

9) Envie imediatamente observando todos os detalhes
Envie a sugestão de pauta através do e-mail, no mínimo, com uma semana ou 10 dias de antecedência - isto é, antes do evento. Coloque o título no assunto do e-mail - por exemplo: "SUGESTÃO DE PAUTA: Ele tinha câncer, foi totalmente curado e estará em Floripa" (sem aspas). Tente dar um título que seja bem atraente ao repórter ou editor do jornal/periódico/portal.
Anexe suas fotos impactantes. Copie e cole o comunicado de imprensa no e-mail e também anexe-o. 
Se é algo que aconteceu - em vez de um próximo evento - envie a sugestão de pauta o mais rápido possível, porque as histórias esfriam muito rapidamente.

10) Acompanhe o envio e tente obter um feedback da imprensa
Se você estiver realmente interessado, você vai ligar para a redação e tentar descobrir se realmente receberam seu e-mail, e, se o colocaram em seu diário. Você também pode torná-los mais conscientes disso, enviando um e-mail informal através da seção 'entrar em contato' no site do veículo.
Lembre-se de que os jornalistas recebem um grande número de sugestões de pautas através do e-mail, por isso, é muito fácil ignorá-los. Uma ligação para obter o feedback - isto é, o retorno - do seu e-mail fará uma grande diferença e demonstrará confiança, importância e valorização.

Modelo (Exemplo de Sugestão de Pauta):

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Nome de sua Igreja / No caso artista: Seu nome

SUGESTÃO DE PAUTA: Entrega imediata
DATA: __/__/____

Um título simples e descritivo (em negrito, no tamanho um pouco maior que os próximos textos)

Este é o seu primeiro parágrafo, que deve fornecer um resumo conciso do fato. Afinal, a maioria das pessoas não lê a coisa toda. Explique o que está acontecendo com quem e onde. Encontre o ângulo mais forte da história e "venda, venda, venda". Coloque o nome do local pelo menos uma vez.

Seu segundo parágrafo traga os detalhes que sejam gradualmente importantes. Escreva para que vá no jornal - ele precisa ser objetivo, em vez de ser escrito na primeira pessoa (precisa ser na terceira pessoa). Lembre-se de dizer quando o evento estará acontecendo.

Nos dois primeiros parágrafos tente incluir o LEAD jornalístico: O que? Quando? Quem? Onde? Como? Por que?

No terceiro parágrafo, você está dando um pouco mais de experiência. Se o jornalista tiver apenas uma pequena quantidade de espaço, ele poderá "cortar para caber", o que significa que os dois primeiros parágrafos serão publicados, mas o terceiro será perdido. Agora, comece a pensar em todas as suas citações importantes.

O Rev. Joe Bloggs diz: “A citação em um comunicado de imprensa é sua chance de dizer exatamente o que você pensa. Um jornalista pode editar o primeiro parágrafo do seu comunicado de imprensa, mas não fará grandes alterações em sua citação. Afinal, é sua opinião. Então, diga a eles que você pensa. Diga a eles que este será um evento incrível e emocionante que fará com que as concepções erradas das pessoas sobre a igreja caiam fora. Diga a eles que é uma maneira brilhante de mostrar o amor de Deus de maneira prática. Apenas certifique-se de que você não se parece com um robô".

Finalize seu comunicado à imprensa com um lembrete onde será o evento, quanto custa, onde e quais informações. Inclua um site ou número de telefone, se puder.

O QUE: (Título do evento, por exemplo: Campanha solidária ao Haiti)
QUANDO: (Data e horário, por exemplo: 15 de novembro às 20h)
ONDE: (Endereço, por exemplo: Mais de Cristo Floripa, Rua Prof. Egídio Ferreira, 200 - Capoeiras, Florianópolis, SC)
QUANTO: (Por exemplo: Entrada Franca [Sugestão: Uma oferta generosa ao Haiti]) 

Redes sociais: (Por exemplo: Pr Márcio Batista)
Instagram: @PrMarcioBatista


NOTAS AOS EDITORES:
Esta é a seção em que você coloca seus detalhes de contato para o jornalista e qualquer plano de fundo que não seja importante o suficiente para a matéria. Tente garantir que você estará disponível se o jornalista ou editor telefonar - ele trabalha com prazos apertados.

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Observação: Um cantor lança um EP ou um Single, pode usar estas idéias acima e criar um release contando em detalhes sobre: como escreveu a canção; preparou todo o processo de gravação: estúdio, músicos, local, voz; edição do vídeo; dedicação; experiência; testemunho e a mensagem da música.
O pregador, pode contar sua experiência na salvação de almas, sua vida, dedicação ao estudo da palavra, testemunhos, projetos, mensagens que impactaram vidas, texto predileto da bíblia e etc..



Por Jornalista Márcio Batista
Foto: Mes Marques En Bourse / Divulgação

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