Programa de TV de excelência


"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens" (Cl 3.23)

TVBV / Band
Quando a Convenção Catarinense colocou o programa de tv "Novo dia" na TVBV / Band às 7h da manhã, fui contratado pela Millennium Produções - Produtora de vídeo para gerenciar e produzir o programa diariamente.

Dinâmico e cativante
O programa era dinâmico e cativava uma grande audiência, comprovada em centenas de cartas que recebíamos. O programa tinha a seguinte dinâmica:
- Vinhetas internas diversas;
- Vinhetas versículos;
- Quadros diários: o pastor responde, entrevistas, depoimentos, clipes diversos, palavra (Máx. 10 minutos), reportagens, curiosidades em geral;
- Oração;
- Intervalo com comerciais (chamadas de eventos e clientes);
- Chamadas dos principais cultos (endereços de igrejas) e eventos;
- entre outros.

A frente do tempo
O programa era bem dinâmico para aquele tempo (1997 a 2003), período que trabalhei lá. Recebíamos o feedback de profissionais da área que diziam estas palavras, "vocês estão à frente do tempo".

Nova experiência
Depois mudei-me para Joinville, pois o mano, pastor Júnior Batista, foi trabalhar com o pastor Irineu Grubert e assumi o programa de tv "Vida para Todos" que ía ao ar na TVBV e depois na Redetv Sul.

Quadros especiais
Neste programa diário, criei os quadros semanais, um para cada dia da semana:
- Segundas - Reportagens dos principais cultos e eventos da igrejas;
- Terças - A medicina em seu lar com um médico;
- Quartas - Direito no Ar com um advogado respondendo as dúvidas;
- Quintas - Entrevistas com empresários e autoridades;
- Sextas - A Bíblia Reponde com um teólogo.
- Nos dias que não tinham entrevistas ou reportagens, fazíamos enquetes sobre temas de interesse da sociedade e um especialista falava sobre o assunto;

Clipes
Os clipes eram nacionais e internacionais e tinham no máximo 5 minutos;

Tempo da pregação
Pregação tinha no máximo 10 minutos;

Intervalo das Entrevistas
Entrevistas tinham dois blocos de 10 minutos com intervalo de um clipe musical de até 5 minutos;

Tempo das reportagens
As reportagens tinham sonoras, parte de louvores (convidados), entrevistas, respondendo todas as perguntas do LEAD;

Feedback dos telespectadores
Recebíamos centenas de e-mails e cartas de toda a região Sul do Brasil, pois o programa era assistido na grande Curitiba, estado de SC e Norte do Rio Grande do Sul.

Cativar audiência
Um programa de tv deve ser bem dinâmico, promover a cidadania, abordar temas de interesse da sociedade e chamar a atenção do telespectador com assuntos que estão na mídia.

Programação saturada
Quando estamos zapeando em uma TV aberta, atualmente em Florianópolis a maioria dos canais abertos cristãos - Evangélicos Neopentecostais e Católicos - estão transmitindo pregações e temas religiosos. Significa que estão saturados deste tipo informação e não cativa o telespectador, pois todos os programas são iguais, ficando na mesmice.

Novidades que cativam
Quando o programa de tv traz algo diferente, além de uma pregação curta e objetiva, quadros segmentados - conforme acima citado nos dois programas que trabalhei - agrega mais a audiência, chama atenção do telespectador e você pode inserir entre os quadros os convites, seja em nota coberta ou ao vivo mesmo para os principais cultos e eventos da igreja.

Bater a mesma tecla
Um programa onde o âncora fica martelando sempre no mesmo assunto, direcionando sua fala apenas às pessoas problemáticas, com deficiências na saúde, emoções ou espiritual, ficará dentro da mesma linha dos outros programas neopentecostais que, ao invés de atrair um audiência das classes A, B, C e D, acaba expelindo a audiência que poderia ser conquistada por um diálogo com muito mais conteúdo, informação e temas de interesse da sociedade.

Conteúdo traz audiência
Quando âncora aborda um assunto que está na mídia, por exemplo: Que Dia é Hoje e de acordo com o dia trazendo um especialista no programa; Tema do Mês e um profissional da área; Tema Bíblico em Debate com outros convidados; Além da História com um profissional e no final fala sobre o segredo de seu sucesso; Enquetes e uma abordagem cativante sobre o tema da enquete; e no intervalo destes quadros os Convites Especiais para os cultos e eventos da igreja.

Não expelindo os telespectadores
Quando o programa foca em uma programação cativante, ao invés de expelir a audiência com blá, blá, blá - iguais aos canais cristãos no mesmo horário - o telespectador escolherá sem dúvida a programação de qualidade e excelência.

Fica a dica!

Por Pr Márcio Batista
Foto: Thiago Mangrich / Gustavo Boosle

Texto enviado à equipe do Mais de Cristo TV no dia 4 de junho de 2019 como ideia e dica para uma programação de excelência e qualidade.




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários