Excelência, uma raridade


Excelência, segundo o dicionário Aurélio, do latim 'excellentia', "característica do que é excelente; em que há excelência; de teor elevado".

Quando se trata de uma ação, esta palavra refere-se a uma atitude nobre, elevada, honrosa, irrepreensível, inculpável e que impõe respeito.

O apóstolo Paulo escreveu a Igreja local de Colossos uma recomendação excelente, "e tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens", (Colossenses 3.23). Ele está falando com todas as tuas faculdades mentais e com toda as tuas emoções, pois o coração na Bíblia refere-se a nossa mente/intelecto.

"Tudo quanto o que fizerdes" é qualquer atividade que exerçamos, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja ou a sociedade. Esta atividade deve ser realizada com excelência, pois é ao Senhor. Jamais devemos executar uma atribuição relaxadamente, ou você faz bem feito ou não faz.

Certa dia, há alguns anos, o meu presidente me ofereceu muitas funções na igreja e eu fui pedir um conselho ao amigo. Ele me disse, "olha abraça tudo e empurra com a barriga o que não for muito importante". Claro que pesei na minha balança primeiro o conselho, aproveitei pouco do conselho. Abracei o que eu podia tocar com responsabilidade, mas, o que não dava para fazer com excelência, tive que dizer ao presidente, "infelizmente não posso abraçar este projeto".

Minha leitura atualmente é que se vê pouco esta qualidade no meio eclesiástico, muitos fazem de qualquer jeito, fazem relaxadamente, com incompetência e desleixo. Se usa a desculpa, "não tenho prática", "não sou capacitado", "nunca fiz isso" para tapar as imperfeições e falta de responsabilidade.

Excelência uma atribuição rara, difícil de encontrar na sociedade atual, e, infelizmente até em nosso meio.

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração", (Cl 3.23a).

Por Pr Márcio Batista
Foto: Márcio Batista




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários